Escola Nova

E pronto o Sebastião 2ªfeira vai para uma escola nova, com meninos mais velhos, com actividades que tenho a certeza serão bastante mais estimulantes para ele.

Tem sido muito complicado ao longo deste ultimo mes e meio levá-lo para a escola, nao quer.
Embora quando o vou buscar não querer sair porque não quer andar de carro.

Agora vai andar a pé, como quer, vai ter novos amigos, vai estar mais pertinho de mim :)

Tem vindo tristonho e tem andado refilão, até agora contava-me tudo quando o ía buscar.
Agora diz que não fez nada, que não esteve com ninguém, embora eu saiba que não é verdade.

Falei com ele sobre gostar ou não da escola, diz que gosta dos amigos, das auxiliares, mas que sim que quer ir para uma escola nova.

Sinto que não se está a dar bem com a educadora, fica muito nervoso e inquieto quando falo no nome dela.

Depois de ter falado com ele sobre a ida para uma nova escola fomos para casa jantar.

O pai perguntou-lhe se a escola correu bem e diz ele levantando-se na cadeira, metendo-se de pé e esticando a mãozinha:

"Pai, Mãe, Eu quero ir para outra escola!"

Mas depois não tens lá os teus amigos.

"Tenho os amigos da mamã!"

(Não sei onde foi buscar esta mas na verdade ele assim nesta escola vai puder vir ao meu trabalho no fim do dia e ver os meus colegas.)


Estou nervosa porque a mudança é repentina. Nunca sabemos com 100% certeza se estamos a fazer o melhor, mas é um risco que se vai assumir acreditando.

Acredito que sim.

Contactei com a pediatra e exoliquei-lhe a minha preocupação com o desenvolvimento do miúdo, enviei fotos dos desenhos dele e pinturas , a unica coisa que posso provar fisicamente.

E a resposta foi um alívio. Já achava que estava a ficar paranoica, mas não.

A resposta da pediatra foi esta e encheu-me de coragem para a mudança, embora não gradual como ela sugere:

Olá.

Realmente aquilo que descreve e os desenhos que enviou estão bastante acima da idade que o Sebastião tem. Mesmo com muito estímulo demonstra uma grande facilidade e capacidade de aquisição em várias áreas, pelo que provavelmente vamos programar uma avaliação de desenvolvimento para percebermos bem o nível dele.

Pode haver vários motivos para o Sebastião rejeitar um pouco a escola, incluindo como disse a fralda ou o não empatizar tanto com a professora. Penso que não há desvantagem em fazer uma adaptação gradual em relação à outra escola, porque eventualmente pode estar um pouco desmotivado por preferir actividades acima da sua idade. Quando digo isto, não é porque ache que ele tenha que ser mais estimulado que os outros meninos (o objectivo não é pô-lo a aprender a ler ou a escrever aos 3 anos...) mas acho que merece fazer durante o dia actividades que o interessem e cativem. Não queremos forçá-lo mas não faz mal experimentar e se ele gostar mudá-lo mesmo já.

Um beijinho e continue orgulhosa do seu filhote

Comments

ola beta! que bom voltar a (re)ver-te, via blogspot, via facebook, via flickr!

o teu sebastiao e lindo e ainda nao li muito mas parece-me um miudo divertido!

tu continuas na mesma... pelo menos fisicamente nao mudaste nada! gostei das fotos do teu casamento, o teu penteado lembrou-me os teus tempos de robert smith, very cool!

em 98 tambem fui a cuba e foi bom rever tantos lugares...

eu por ca ando, fiz o tecnico, vivo na holanda (casei com um holandes), tenho dois miudos giros, vivo num polder e trabalho num atelier de arquitectura e urbanismo como urbanista! a vida sorri-me! tambem gosto de crochet e tricot e tambem tenho uma maquina de costura...

gostei da tua loja! continua!

entretanto tenho-te no bloglines e vou continuar a seguir-te! um beijinho grande!

sonia (barrigas)
Ana Paula Gomes said…
O meu amor e muito esperto.Esta aborreçido com escola.Vai mudar para outra .So assim vai poder mostrar o Artista que Ele E !



Aguardem pelo novo VAN GOGH .
MamaBe said…
ahahahahahah avó babada!!! :D
MamaBe said…
This comment has been removed by the author.
Cores do Sonho said…
Vais ver que vai correr tudo bem, afinal de contas só estás a adiantar 7 meses ... O puto vai adorar e esperto como ele é vai ambientar-se lindamente e fazer novos amigos rápidamente (nisso ele não tem qq dificuldade :o) )
O meu Tatão é LINDO ! Boa 2ª feira e ... não stresses !

Popular Posts